Você sabe qual a importância das mulheres nas finanças familiares? Veja os números Você sabe qual a importância das mulheres nas finanças familiares? Veja os números!

A participação das mulheres nas finanças familiares tem se tornado cada vez maior nos últimos anos. Muitos podem não reconhecer essa importância, mas os números não mentem.

De acordo com uma pesquisa realizada pela Serasa em parceria com a Opinion Box, divulgada pela CNN Brasil, 93% das mulheres contribuem financeiramente para suas famílias, e 33% são as únicas responsáveis pelas despesas domésticas.

Objetivos financeiros das mulheres

As principais metas financeiras das mulheres nas finanças familiares incluem a aquisição de um imóvel (36%), a quitação de dívidas (36%) e ter segurança financeira (35%). Para alcançar esses objetivos, 50% planejam manter as contas em dia e 38% desejam realizar um planejamento financeiro familiar eficaz.

Desafios enfrentados

Apesar do protagonismo nas finanças domésticas, as mulheres ainda enfrentam desafios. A dificuldade em obter crédito existe para 47% das entrevistadas, enquanto 31% apontam o endividamento como um problema central.

Essas dificuldades são maiores entre mulheres de baixa renda, onde 43% são as únicas responsáveis financeiras no lar, em contraste com 18% nas classes de alta renda.

Além disso, 7 em cada 10 mulheres já precisaram de algum trabalho informal para complementar a renda, como trabalhos de limpeza e revendedoras.

Crédito e inadimplência

Nos últimos 12 meses, 8 em cada 10 mulheres buscaram crédito, principalmente para cobrir despesas inesperadas (26%), pagar dívidas de cartão de crédito (22%) e limpar o nome (21%).

Além disso, 85% já tiveram algum pedido de empréstimo negado, sendo que a dificuldade em obter crédito é maior entre as mulheres mais jovens: 62% na Geração Z, 48% entre Millennials, 40% na Geração X e 16% entre as Baby Boomers.

Educação financeira e protagonismo feminino

Enquanto isso, a busca por educação financeira é uma tendência crescente entre as mulheres nas finanças. Elas usam principalmente redes sociais (33%), sites ou aplicativos de bancos (28%) e buscadores na internet (26%) como fontes para aprender. Além disso, 3 em cada 4 mulheres se sentem mais representadas e confiantes ao ouvir outras mulheres falando sobre economia.

Esses números reforçam o papel das mulheres nas finanças e na gestão. Embora com pouco reconhecimento, elas estão se tornando o pilar central de suas famílias.