Quer guardar dinheiro em 2025? Veja 4 dicas para começar Confira estratégias para começar a guardar dinheiro - Shutterstock

O fim do ano é a época em que muitas pessoas aproveitam para reorganizar as finanças e traçar novas metas financeiras. Conseguir guardar dinheiro, por exemplo, é uma delas. Embora a tarefa possa parecer um desafio, a adoção de estratégias simples no dia a dia ajuda a tornar o processo mais fácil. Confira, abaixo, quatro dicas de como guardar dinheiro para alcançar seus objetivos em 2025. 

1. Defina metas claras

Tenha em mente o motivo pelo qual você quer guardar dinheiro. É para fazer uma viagem, comprar um carro ou montar uma reserva de emergência? Transforme seus objetivos em metas claras de modo a visualizar aquilo que você deseja alcançar. Dessa forma você ganha mais motivação para evitar gastos desnecessários. 

2. Construa seu orçamento mental

Para conseguir guardar dinheiro é preciso partir de um bom planejamento. Liste todas as suas despesas fixas e estime os gastos variáveis para ter uma visão clara do seu orçamento. Ferramentas como planilhas, aplicativos financeiros ou até mesmo um caderno podem ser grandes aliados para acompanhar o que entra e sai do seu bolso. Uma dica é utilizar o método 50-30-20 para colocar as finanças em ordem. 

3. Corte gastos excessivos

Faça uma análise dos seus gastos e corte aqueles que não são tão importantes, como gastos com delivery e serviços streaming, por exemplo. Existem outras despesas pequenas, mas recorrentes que também podem impactar o seu bolso. Avalie todos esses gastos e identifique quanto você pode economizar mensalmente ao tirá-los do seu orçamento. 

4. Saiba onde guardar dinheiro

Embora economizar seja importante, é preciso também fazer o dinheiro render. Em vez de deixá-lo guardado na poupança, que tem baixa rentabilidade, explore outras opções. Tesouro Direto, CDBs, fundos de investimento e renda variável são investimentos que oferecem condições mais vantajosas e podem ser excelentes opções para guardar seu dinheiro.


Raquel Barreto

Raquel Barreto é formada em Jornalismo pela Universidade Anhembi Morumbi. Além de investimentos e finanças, também escreve sobre saúde, beleza,...