
O Imposto de Renda está chegando, e a maior preocupação dos brasileiros é como não cair na malha fina. Afinal, inconsistências na declaração geram multas e muita dor de cabeça para o cidadão. Por isso, existem algumas dicas que podem te ajudar a declarar corretamente e não ter problemas com a Receita Federal!
1. Guarde todos os documentos necessários
Manter uma organização dos documentos que comprovam as rendas e despesas é fundamental. Isso inclui informes de rendimentos dos empregadores e instituições financeiras, recibos de despesas médicas e educacionais, e quaisquer outros comprovantes. Guarde tudo que for necessário para compor a sua declaração.
2. Utilize a declaração pré-preenchida
Enquanto isso, a Receita Federal disponibiliza uma ferramenta que ajuda os brasileiros. A opção de declaração pré-preenchida já contém as informações das fontes pagadoras e outras instituições. Por exemplo, do seu emprego, do plano de saúde e do banco. Baixar e revisar essa versão pode minimizar erros de digitação ou esquecer algum dado importante.
3. Fique atento aos valores
Para não cair na malha fina, garanta que todos os valores informados na declaração correspondem aos informes de rendimentos. Discrepâncias podem levar à questionamentos, multas e problemas. A Receita Federal utiliza inteligência artificial para comparar cada lançamento, tornando o cruzamento de dados mais rigoroso. Por isso, confira se os valores estão todos corretos.
4. Declare todos os rendimentos, inclusive os isentos
Outra dica de como não cair na malha fina é informar todos os rendimentos, mesmo aqueles isentos, como bolsas de estudo, heranças ou doações. Omitir esses valores pode levantar suspeitas e causar a retenção da sua declaração. É sempre melhor ser transparente com o governo.
5. Revise todas as informações antes de enviar
Por fim, erros de digitação ou informações incorretas podem gerar inconsistências na declaração. Assim, tire um tempo para revisar todos os dados, garantindo que não tem erros que possam te fazer cair na malha fina.