
Para investidores iniciantes, uma das principais dicas para se proteger e ter mais rendimentos é diversificar os investimentos. No entanto, nem sempre se explica porque é necessário realizar essa variação na carteira.
Para entender mais sobre o assunto e fazer escolhas acertadas na composição dos seus ativos, vale a pena saber a importância de uma variedade na conta e quais os impactos disso nos seus rendimentos variáveis!
O que significa diversificar investimentos?
Diversificar investimentos significa aplicar o dinheiro em mais de um produto na sua carteira. Isso não significa necessariamente ter ativos fixos e variáveis, mas sim obter diferentes títulos, indexadores e taxas. Por exemplo, é possível diversificar ao obter papéis do Tesouro Direto e no CDB.
Embora ambos sejam de renda pré-fixada, são ativos distintos, e ajudam a variar a carteira. Para investidores mais experientes, isso significa obter rendas fixas e variáveis, como ações, fundos de investimentos ou até criptomoedas.
Qual a importância de diversificar investimentos?
Para quem está começando a investir, diversificar a carteira significa ter mais segurança com seus rendimentos. Afinal, se alguma coisa acontecer com um título, você não terá aplicado todo o dinheiro no mesmo lugar, e terá opções para repensar a estratégia.
Por exemplo, pense que um investidor deixa todo o valor em ações de uma só empresa. No entanto, a empresa quebra na Bolsa de Valores. Ou seja, ele perderá tudo.
Por outro lado, se tiver diversificado os investimentos em outras ações, deixado um pouco em títulos públicos e até na poupança, ainda terá dinheiro para recuperar o prejuízo, e não ficará na mão.
Como fazer essa diversificação?
Não é difícil diversificar os investimentos, na prática. Para quem está começando, adquirir mais de um título em diferentes indexadores do Tesouro Direto já atende bem à necessidade. Por exemplo, deixar um pouco de dinheiro no IPCA de resgate de 35 anos, e outro com taxa Selic.
Ou, ainda, adquirir CDB do seu banco de preferência, deixar um valor na caixinha do Nubank, ou outra conta digital, que rende acima do CDI, e obter fundos de investimento administrados são alternativas.
A ideia é ter mais de um rendimento, em locais distintos, por segurança, mas que sejam acessíveis e te ajudem a atingir seus objetivos, de curto, médio e longo prazo.