
O meio do ano chegou – ou seja, é hora de as empresas fazerem aquele balanço semestral para ver como foram esses últimos meses. Isso é muito importante, porém muitos gestores acabam “pulando” essa etapa por “falta de tempo”.
De acordo com Pedro Signorelli, especialista em gestão, com ênfase em OKRs, o balanço semestral permite uma análise clara e objetiva do desempenho da empresa no período estipulado e revela alguns fatores. Por exemplo: se os resultados esperados estão sendo alcançados, quais foram os lucros e os prejuízos, se houve aumento ou queda nas receitas.
Ele também oferece um retrato real da saúde financeira da organização. Isso permite que a liderança avalie o que funcionou ou não, para que antigos erros sejam evitados.
A seguir, entenda melhor as vantagens do balanço semestral (ou até semestral), segundo o especialista:
Vantagens do balanço semestral (ou trimestral)
Existem muitas vantagens de fazer um balanço semestral nos negócios. Na verdade, ele pode até ser trimestral, se for possível, contudo, pelo menos o semestral deve ocorrer.
Isso porque, ao compreender os pontos fortes e fracos do primeiro semestre, os gestores podem ajustar o plano estratégico de forma mais eficiente. Isso inclui revisar as metas, redirecionar os investimentos, cortar os custos desnecessários ou reforçar as ações que estejam gerando bons resultados.
Vale lembrar que, se a sua empresa adota uma gestão por OKRs – Objectives and Key Results (Objetivos e Resultados Chaves) -, é provável que os ajustes sejam menores que o habitual nesta etapa, já que você terá feito uma parte disso no final do primeiro trimestre.
Afinal, uma gestão por OKRs prevê ajustes frequentes no plano de execução da estratégia, geralmente a cada três meses. Isso faz com que o time esteja revisitando o que foi proposto com bastante frequência, conseguindo assim identificar, com mais foco e clareza, os acertos e os erros cometidos, e sendo possível recalcular a rota quando necessário.
O ponto é que, ao fazer esse balanço, a gestão passará a ter todos os dados atualizados e consolidados, construindo uma base cada vez mais sólida para tomar decisões assertivas. Assim, diminui riscos e melhora a capacidade de resposta frente às mudanças do mercado ou eventuais imprevistos.
Com o diagnóstico do semestre em mãos, o time pode começar a realizar um planejamento eficaz para os próximos seis meses do ano. O objetivo é que a empresa consiga atuar de forma proativa, corrigindo rumos, aproveitando oportunidades e garantindo seu espaço no mercado. Implementar esse tipo de controle periódico é um passo importante rumo à profissionalização e ao crescimento sustentável.
“Minha visão é que na velocidade em que as coisas mudam hoje, aquele planejamento anual já caduca no final do primeiro trimestre. Se você ainda não está pronto para rever trimestralmente o plano, que pelo menos ajuste a cada semestre. Por ser mais frequente, serão ajustes menores e com menor distância da realidade do início do planejamento, facilitando a avaliação das premissas que não funcionaram e o ajuste de rota”, diz o profissional.