
Descobrir que seu nome está negativado e pensar: “Estou no Serasa!” pode ser desesperador. Afinal, muitos sabem o que isso significa: restrição de crédito, dívidas e mal visto pelo mercado. Mas antes de entrar em pânico, saiba que essa situação tem solução.
E quanto antes você agir, melhor. Estar com o nome no Serasa significa apenas que você tem uma dívida em aberto e que a empresa credora comunicou o órgão de proteção ao crédito. Mas também está apta a negociação, e, quem sabe, alguns descontos.
Estou no Serasa: o que fazer agora?
Estar negativado não é o fim do mundo, mas é um sinal de alerta que precisa ser levado a sério. Veja o que fazer se o seu nome foi parar no Serasa:
1. Consulte sua situação
Antes de mais nada, entre no site ou app do Serasa, informe seu CPF e veja quais dívidas estão ativas no seu nome. Ali você confere o valor total, a empresa credora e até propostas de negociação que já podem estar disponíveis. Também é possível conferir descontos especiais do parceiro, e até a data da conta, se você ainda estiver perdido.
2. Negocie com planejamento
Muitas vezes, é possível conseguir descontos ou parcelamentos acessíveis. Mas atenção: só aceite acordos que cabem no seu orçamento. Melhor pagar pouco e manter em dia do que assumir parcelas que não conseguirá cumprir. Caso você faça um acordo e não consiga arcar, não apenas volta para o Serasa, como também pode gerar mais juros. O bom da plataforma é conseguir de planejar antes de qualquer ação.
3. Organize suas finanças
Depois de entender o tamanho da dívida, coloque na ponta do lápis todas as suas entradas e saídas e comece a trabalhar. Não deixe que o pensamento “estou no Serasa” te impeça de ver alternativas para quitar suas dívidas. Veja onde é possível cortar gastos para reunir dinheiro para pagar a pendência, e negociar bons valores com o credor.
4. Após pagar, acompanhe a regularização
Toda negativação no Serasa tem solução. Quando você conseguir um acordo para pagar ou parcelar a dívida, a empresa tem até 5 dias úteis para retirar seu nome da lista de negativados. Fique de olho e, se isso não acontecer, entre em contato com a credora ou com o próprio Serasa. Assim, você tem a garantia de que está com o nome limpo de novo, e fora dos órgãos de proteção.
Essa situação pode ser um desafio, mas também pode ser o empurrão que faltava para você reorganizar sua vida financeira. Com clareza e disciplina, dá para virar o jogo.