A Black Friday é uma tradição norte-americana que leva milhares de pessoas às compras, na última sexta-feira do mês de novembro, com a vantagem de os consumidores encontrarem grandes descontos em lojas e sites. O evento ganhou força no Brasil a partir de 2010, tornando-se uma das principais referências do setor de varejo no país.
Em sua 14ª edição, de acordo com uma projeção realizada pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), a semana de ofertas deve começar na quinta-feira (28) e ser finalizada na Cyber Monday (02/12), atingindo uma expectativa do número de pedidos de 10,7 milhões, com um faturamento esperado durante o período de R$ 11,63 bilhões.
Embora o período gere grande expectativa para consumidores e varejistas brasileiros, é fundamental agir de maneira estratégica para garantir boas vendas, sem perder de vista outra data que se aproxima rapidamente e também movimenta bastante o setor no fim de ano, o Natal. Vale buscar um equilíbrio ao planejar as promoções para as duas datas, a fim de maximizar as oportunidades de vendas em ambas as datas, sem prejudicar o desempenho em nenhuma delas.
Cenário de oportunidades
Segundo dados da Pesquisa de Intenção de Compras para a Black Friday 2024, da LWSA em parceria com as empresas Bling, Tray, Melhor Envio e Opinion Box, os compradores consideram os canais digitais como a principal fonte de consulta das ofertas e 96% deles afirmam que planejam comprar online, evidenciando um aumento da intenção em relação ao ano anterior, que era de 87%.
Assim, tendências como personalização, agilidade na entrega, gestão de pedidos e previsibilidade de estoque podem aprimorar e valorizar a experiência do cliente durante a jornada de compra, visando a venda com possível fidelização, recomendação da marca e satisfação com o produto.
A personalização tem sido bastante considerada quando o assunto é vender mais e atrair o cliente que está imerso em um mercado competitivo e repleto de variedades. O treinamento da equipe, com vendedores capacitados e preparados para entender o que o consumidor procura, quais condições a loja oferece e a oportunidade de criar um relacionamento, são diferenciais que vão além da integração de tecnologias.
Um estudo da International Data Corporation (IDC), revelou que 66% das empresas da América Latina já aderiram às tecnologias com o objetivo de garantir um bom relacionamento B2B em escala, mas a possibilidade de personalizar pode destacar um negócio dos demais. A pesquisa apontou ainda que os problemas de abastecimento de pedidos apareceram como uma das principais dores do varejo, trazendo outra questão decisiva durante as vendas no período de Black Friday, a garantia de uma entrega rápida e eficaz. A agilidade pode evitar possíveis frustrações e fricções durante a jornada do cliente. Com isso, o comprometimento para entrega surge aliando outras tendências como gerenciamento das demandas e previsibilidade de estoque a partir do número de pedidos feitos.
A omnicanalidade tem sido considerada uma estratégia relevante para os varejistas a fim de maximizar as vendas, atingindo o maior número de compradores. A Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) recomenda que sejam estudadas e aplicadas estratégias de marketing digital em diferentes canais, como campanhas pagas e anúncios em redes sociais, sites, marketplaces e até mensagem via WhatsApp, aplicativo presente em 83% das jornadas de compra dos brasileiros.
Nesse contexto, o WhatsApp transformou-se em um meio de comunicação presente no dia a dia da maioria dos clientes e por isso, é essencial para as empresas. A plataforma inteligente de vendas no varejo da Yalo, por exemplo, vem ajudando indústrias e grandes marcas a automatizarem tarefas, como o atendimento inicial e a promoção de vendas por meio de inteligência artificial, algo que tem melhorado bastante a jornada do cliente e permitido que as equipes de assistentes virtuais se concentrem em atividades mais estratégicas, como engajamento e fidelização.
Cuidado com golpes
Além de grandes oportunidades de negócios, este período de ofertas e promoções pode trazer um aumento também do número de golpes. Dados da empresa de inteligência Confi.Neotrust e ClearSale mostraram que nas duas primeiras horas da Black Friday no ano passado foram registradas mais de 7,6 mil tentativas de fraudes em compras online.
Sendo assim, é imprescindível atentar-se a preços que estiverem abaixo da média dos concorrentes, bem como dar preferência a sites e fontes de pesquisa confiáveis. Outra dica valiosa é realizar uma análise criteriosa das ofertas, buscando comparar preços, checar a reputação da loja, ler comentários, consultar as avaliações de outros clientes e tornar a experiência de compra nesta época do ano mais agradável e proveitosa.
“Embora a automação e as ferramentas de GenAI sejam fundamentais para melhorar a experiência do consumidor, a presença de agentes engajados e bem-preparados continua sendo muito valiosa. O verdadeiro diferencial competitivo reside na integração eficiente entre tecnologia e o elemento humano. Assim, os líderes do setor de CX devem considerar a experiência do agente como um investimento estratégico, essencial para superar as expectativas dos clientes e garantir a competitividade no mercado”, conclui Adriana Frantz, distinguished analyst da TGT ISG e autora da pesquisa ISG Provider Lens™ Customer Experience Services 2024.