
Se você é um empreendedor, com certeza já se perguntou sobre como fazer a sua empresa crescer, não é mesmo? E, na maioria das vezes, pode parecer que é impossível conseguir esse resultado sem gastar uma boa quantia, o que não é possível no momento para muitas empresas.
Contudo, é possível sim aumentar o faturamento de uma empresa sem custos. E, para esse crescimento sustentável, você vai usar boas práticas de gestão, automação e uso estratégico da base de clientes para faturar mais e gastar menos.
Segundo Lucas Codri, fundador do Grupo IZE, e especialista em crescimento empresarial, o segredo está em olhar para dentro. “É impressionante o quanto de dinheiro se perde diariamente com processos mal estruturados, ferramentas que ninguém usa de verdade e decisões tomadas sem base nos dados certos. Resolver isso já transforma os resultados, mesmo sem aumentar as vendas”, explica.
Assim, veja a seguir as dicas do especialista de como aumentar o faturamento de uma empresa sem custos:
Automação de rotinas operacionais e o uso de ferramentas de gestão
A automação de rotinas operacionais e o uso de ferramentas de gestão ajudam a ganhar produtividade e reduzir retrabalhos — tudo isso sem pesar na folha de pagamento. Dashboards com dados em tempo real, processos digitalizados e times mais estratégicos não apenas cortam custos ocultos, como abrem espaço para um crescimento mais estruturado.
Como pontua Codri, automatizar não é sobre virar uma empresa de tecnologia, é sobre escalar com inteligência. E os números confirmam. Um levantamento da McKinsey & Company revela que empresas orientadas por dados têm 23 vezes mais chances de conquistar novos clientes e são significativamente mais lucrativas. Isso acontece porque decisões estratégicas baseadas em análises reduzem erros e potencializam o que já funciona.
Usar a sua carteira de clientes de forma inteligente
Muitas vezes, as empresas estão tão focadas em buscar novos clientes que se esquecem de aproveitar ao máximo aqueles que já estão fidelizados. Estratégias como upsell e cross-sell — oferecer upgrades ou produtos complementares — ajudam a aumentar o ticket médio sem precisar de novos investimentos em aquisição.
Pequenos ajustes no relacionamento com o cliente, como personalização na comunicação e programas de fidelidade, também fazem diferença. Mesmo sem estruturas gigantes, é possível criar experiências únicas com os dados certos — e isso se traduz em mais receita.
Precificação adequada
Por fim, pode ser interessante dar uma olhada na precificação dos seus produtos ou serviços. Isso porque, muitas vezes, o valor pode estar menor do que o que deveria ser, pelo que você oferece.
“Não se trata de cobrar mais por cobrar. É sobre ajustar preços com inteligência e acompanhar os resultados de perto para melhorar margens sem perder competitividade”, afirma o especialista.