Vale a pena oferecer venda parcelada? Saiba como calcular! Vale a pena oferecer venda parcelada? Saiba como calcular!

Oferecer venda parcelada pode aumentar seu lucro e facilitar o acesso dos clientes ao seu produto ou serviço. Mas será que sempre vale a pena? Para o pequeno empreendedor, essa decisão precisa ser bem calculada, pois afeta diretamente o fluxo de caixa e a lucratividade. Por isso, é fundamental se atentar para alguns pontos e aprender a calcular corretamente:

Entenda os custos

Para começar, entenda qual será o custo da venda parcelada, especialmente no cartão ou no crediário. Em algumas alternativas, você precisa pagar taxas à operadora. Essas tarifas variam, mas costumam girar entre 3% e 5% por parcela. Além disso, se você quiser antecipar os valores, também terá desconto adicional. É importante considerar se o lucro da venda cobre esses custos sem comprometer a saúde financeira do negócio.

Avalie o impacto no fluxo de caixa

Quando o pagamento entra aos poucos, você precisa ter dinheiro em caixa para cobrir despesas fixas e operacionais enquanto espera o valor total da venda. Caso seu negócio dependa de capital rápido para girar, a venda parcelada pode atrapalhar. E se precisar de dinheiro rápido, terá que pagar taxas, acessar sua reserva ou até recorrer ao crédito. Assim, faça um planejamento para saber se é possível manter o fôlego financeiro nesse formato.

Use o parcelamento de forma estratégica

Além disso, a venda parcelada pode ser uma boa estratégia para produtos de maior valor ou para conquistar clientes que buscam mais facilidade no pagamento. Nesses casos, é interessante incluir parte dos custos nas parcelas ou no valor final para equilibrar a conta. Ofereça opções, mas sempre com clareza nas condições e limites.

Parcelar pode ser vantajoso, mas exige análise. Antes de sair oferecendo parcelas, avalie suas margens, custos e a necessidade de capital no curto prazo. Quando bem calculado, o parcelamento ajuda a vender mais sem comprometer o negócio, e formaliza ainda mais a sua empresa.