
O Pix se tornou uma das formas de pagamento mais populares no Brasil, e já lançou várias funções diferentes, como o anunciado Pix parcelado. Essa alternativa, que promete ser lançada em 2025, permite dividir uma compra em várias vezes, mesmo que o pagamento seja imediato. Mas como isso funciona na prática? Entenda mais sobre a modalidade e quando ela pode ser vantajosa.
Como funciona o Pix parcelado?
O Pix parcelado será uma função oferecida por alguns bancos e instituições financeiras, onde o cliente pode fazer um pagamento via Pix e dividir o valor em parcelas. No caso, une dois modelos diferentes: pagamento instantâneo e crédito.
Enquanto o vendedor ou destinatário recebe o valor total na hora, o cliente que fez o Pix parcela na fatura, geralmente com juros. Funciona como um cartão convencional, ou como um empréstimo. Se o banco oferecer limite, o usuário poderá aproveitar e dividir o total ao longo dos próximos meses.
Quando vale a pena usar essa função?
O Pix parcelado pode ser interessante em algumas situações, como em compras emergenciais, falta de cartão de crédito ou se existir boas condições de parcelamento. Nesse caso, dividir o valor para os próximos meses pode desafogar o orçamento e trazer até alguns benefícios, como deixar o total rendendo com CDI.
No entanto, será importante ter atenção antes de usar o Pix parcelado todas às vezes. Afinal, ele pode comprometer seu salário, e os juros aumentam o valor final. Assim como o cartão de crédito, é mais interessante ter o débito em mãos do que criar uma longa dívida sem necessidade, especialmente para quem busca voltar aos trilhos e organizar a vida financeira.
Por isso, opte por usar essa função em casos especiais. O Pix parcelado pode ser um bom aliado no dia a dia, desde que usado com consciência e sem muitas taxas em cada parcela!