Fim de ano: veja 4 dicas para arrumar um trabalho temporário Fim de ano aumenta as vagas de trabalho temporário no comércio - Shutterstock

O fim do ano é uma das épocas em que é possível conseguir um trabalho temporário, sendo uma ótima opção para aqueles que querem fazer um dinheiro extra ou estão desempregados.  

A Associação Brasileira do Trabalho Temporário (Asserttem) prevê um número de 450 mil novos contratos de trabalho temporário no país entre os meses de outubro, novembro e dezembro de 2024.

Impulsionado pelas datas comemorativas da época, o comércio é um dos setores que geralmente concentra mais oportunidades. Contudo, é possível encontrar vagas temporárias em outras áreas, como logística, distribuição e na indústria.

Como conseguir um trabalho temporário?

A busca por uma vaga temporária deve englobar alguns aspectos importantes. Para isso, alguns passos são bem-vindos para tornar a candidatura mais atrativa aos olhos dos recrutadores:

1. Invista no currículo

Use informações claras e objetivas, destacando as habilidades que mais correspondem ao perfil da vaga. No entanto, lembre-se também de adaptar o objetivo, de modo que atenda aos diferentes requisitos das vagas disponíveis.

2. Não se esqueça das referências

Esse ponto é muito valorizado quando se trata de oportunidades temporárias. O ideal é que a pessoa disponibilize o contato de gestores das suas experiências anteriores. Além disso, destacar essas experiências anteriores valoriza o currículo.

3. Esteja aberto para atuar em diferentes setores

Para aqueles que estão precisando de uma oportunidade, é importante a disponibilidade e adaptabilidade para vagas em áreas diferentes. Nesse sentido, o candidato pode fazer um balanço daquilo que faz de melhor, selecionando as áreas possíveis para trabalhar.

4. Aposte na formação

É comum não exigir experiências anteriores para  trabalhos temporários. Dessa forma, é possível destacar a formação e outros cursos, caso houver.

Como ser efetivado no trabalho temporário

As vagas temporárias podem representar uma porta de entrada para uma oportunidade fixa. Nesse sentido, é importante que o trabalhador esteja atento aos detalhes, demonstrando interesse em aprender, com atitude proativa e entregando resultados. Outra alternativa que pode ser utilizada é a conversa com o gestor ou supervisor para discutir possibilidades de efetivação.


Raquel Barreto

Raquel Barreto é formada em Jornalismo pela Universidade Anhembi Morumbi. Além de investimentos e finanças, também escreve sobre saúde, beleza,...