Mercado de trabalho: veja quais atividades estão em alta A produção industrial subiu 1,2% em março ante fevereiro, segundo o IBGE - Foto: Shutterstock

Para quem está em busca de emprego, encontrar as melhores vagas pode ser um grande desafio, principalmente com o mercado de trabalho cada vez mais competitivo. A boa notícia é que alguns setores vêm apresentando crescimento, o que favorece a geração de novas oportunidades. 

Segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a produção industrial subiu 1,2% em março frente a fevereiro, na série com ajuste sazonal. Em relação a março de 2024, a produção subiu 3,1%. No acumulado do ano, que tem como base de comparação o mesmo período do ano anterior, a indústria teve uma alta de 1,9%. No acumulado em 12 meses, a produção subiu 3,1%.

Quais setores mais cresceram?

Três das quatro grandes categorias econômicas e 16 dos 25 ramos industriais pesquisados pelo IBGE mostraram expansão na produção, de fevereiro para março de 2025. Estão entre eles:

  • coque, produtos derivados do petróleo e biocombustíveis (3,4%); 
  • indústrias extrativas (2,8%); 
  • produtos farmoquímicos e farmacêuticos (13,7%); 
  • veículos automotores, reboques e carrocerias (4,0%); 
  • confecção de artigos do vestuário e acessórios (4,1%); 
  • confecção de móveis (5,6%); 
  • máquinas e equipamentos (1,7%); 
  • produtos diversos (5,0%); 
  • manutenção, reparação e instalação de máquinas e equipamentos (3,0%)

Oportunidades de emprego

O crescimento do setor industrial é uma grande chance para quem deseja uma oportunidade no mercado de trabalho. Abaixo, destacamos algumas vagas disponíveis: 

Indústria farmoquímica e farmacêutica

Indústria automobilística 

Confecção de vestuários e acessórios

Indústria química e petroquímica 

Como encontrar oportunidades no setor?

Utilizar plataformas de recrutamento como LinkedIn, Indeed e Glassdoor pode ser uma maneira eficaz de encontrar emprego nessas atividades em alta. Consultar sites de empresas que atuam nessas áreas e de recrutamento especializados nesses setores também é uma forma de encontrar novas oportunidades.


Raquel Barreto

Raquel Barreto é formada em Jornalismo pela Universidade Anhembi Morumbi. Além de investimentos e finanças, também escreve sobre saúde, beleza,...