
Na última segunda-feira, dia 3 de fevereiro, o Banco Central anunciou o começo de uma nova funcionalidade – a de pagar seus boletos por PIX. Porém, assim como acontece com qualquer novidade no universo das finanças, muitas pessoas ainda têm diversas dúvidas sobre como usar a funcionalidade ou mesmo nem sabiam ainda que ela existia.
Segundo nota do Banco Central, a novidade deve trazer diversos benefícios. “Assim, serão incorporadas a agilidade, a conveniência e a grande aceitação do Pix à experiência do uso do boleto de pagamento, instrumento amplamente utilizado e objeto de diversos aperfeiçoamentos de segurança ao longo dos últimos anos”, disse a nota.
A seguir, entenda como pagar boletos com PIX para ter mais praticidade no momento desse pagamento:
Como funciona
Basicamente, para conseguir pagar boletos com PIX, é preciso que haja um QR Code para isso no boleto. Então, é só ler esse QR Code com o aplicativo do banco e ir direto para o pagamento.
Sobre como chegar até a tela para ler o QR Code no aplicativo, isso vai variar de banco para banco. Porém, costuma ser um caminho mais ou menos similar. Você vai abrir o app, ir até a seção “PIX”, e então clicar em “pagar”. É aí que aparecerão algumas opções e você deverá escolher a “ler QR Code”, lembrando que o aplicativo pode pedir permissão para usar a sua câmera.
Atenção! Não se esqueça de conferir os detalhes do pagamento antes de digitar sua senha. Assim, você vai ter certeza de que está mandando o PIX para a pessoa ou empresa correta.
De acordo com Ricardo Vieira Barroso, chefe de Divisão no Departamento de Regulação do Sistema Financeiro do Banco Central, a possibilidade de pagar boletos com PIX vai trazer mais conveniência e segurança para todos, seja você o pagador ou o recebedor dos recursos.