
Quem faz compras para um negócio ou trabalha com vendas pode se perguntar qual a diferença entre atacado e varejo. Esses dois modelos de comércio são bem conhecidos, mas podem ser confundidos na hora do planejamento. Além disso, eles possuem objetivos, públicos e estratégias distintas. Saber qual situação se encaixa melhor é essencial para economizar na hora de comprar matéria-prima, produtos de revenda ou mesmo para uso pessoal.
O que é atacado?
O atacado é o modelo de venda em grandes quantidades, geralmente para empresas, revendedores ou comerciantes. Nesse caso, o foco está no volume: quanto mais o cliente compra, menor tende a ser o preço unitário. O atacado não costuma lidar diretamente com o consumidor final, e sim com compradores que vão revender os produtos ou utilizá-los em larga escala. Mesmo assim, existem locais que vendem em menores quantidades para o público, como os atacados de supermercado.
O que é varejo?
O varejo, por sua vez, é a venda direta para o consumidor final, normalmente em pequenas quantidades. Esse modelo é o mais comum no dia a dia: supermercados, lojas de roupas, farmácias, padarias e vários outros comércios se enquadram como varejistas. Ou seja, o consumidor compra menos, mas com um preço unitário fixo que segue a média do mercado.
Qual a diferença entre atacado e varejo?
A principal diferença entre atacado e varejo é, de fato, o preço na compra dos produtos, que tende a variar conforme as unidades. No entanto, também existem outros pontos, como o público-alvo, pois o atacado vende para empresas ou revendedores, enquanto o varejo vende para o consumidor final.
Além disso, no varejo não existem muitas variações de preço, enquanto o atacado costuma trazer preços mais baixos a partir de determinado volume, o que exige um número maior de produtos para ter economia. Ainda, o atacado costuma ter uma relação mais comercial com empresas, enquanto o varejo trabalha com um público amplo e mais variado, e tende a ser mais próximo dos compradores.