
Todos os trabalhadores já ouviram falar sobre a conta salário em algum momento. Afinal, essa modalidade é popular nas empresas, especialmente quando existe um vínculo prévio entre o contratante e o banco. No entanto, antes de concordar em abrir a sua, é importante conhecer mais sobre as características dessa modalidade bancária com algumas regras específicas.
O que é conta salário?
A conta salário é um tipo de conta bancária exclusiva para o recebimento de salários, benefícios e outras remunerações dos trabalhadores. Diferente de uma conta-corrente tradicional, ela só pode ser aberta pelo empregador ou com uma carta de recomendação. Assim, o funcionário receberá os vencimentos mensais diretamente no banco do convênio.
Quais os benefícios?
Inicialmente a conta salário não traz tarifas para o titular. Isso porque é uma modalidade básica e aberta pela empresa contratante. Não existem taxas de abertura, manutenção ou movimentação, como saques e extratos.
Além disso, esse é um canal simples de pagamento direto na conta, com mais segurança e menos riscos de atrasos ou problemas bancários. E a maioria dos bancos possui compatibilidade para uma portabilidade posterior sem custos.
Possíveis desvantagens da conta salário
Por outro lado, a conta salário é limitada. Não é possível enviar depósitos ou transferências de outras fontes, somente do empregador. Ainda, a maioria não inclui cartão de crédito, cheques ou outros produtos financeiros que uma conta-corrente tradicional oferece.
Enquanto isso, no dia a dia, as movimentações possuem limites, inclusive de pagamentos e saques. Apesar de não ter cobranças, existe um total disponível ao titular, geralmente o suficiente para contribuir para contas, boletos e transferências.
Por isso, apesar da facilidade e da abertura gratuita, é importante pesar os prós e contras dessa modalidade antes de abrir a sua. Considere os serviços adicionais, os custos e a praticidade para administrar o seu pagamento mensal!